Autenticação

Imagem aleatória

vulcao_1.jpg

utilizar o Excell para produzir pirâmides etárias

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

 

 

piramide_excell

 

Aqui se apresenta um tutorial com um exemplo, para explicar o modo de produção de uma pirâmide etária utilizando o programa Excell (folha de cálculo) que faz parte do pacote de aplicações Office da Microsoft. (atenção: este tutorial é válido apenas para a versão Office 2003)

Passo a passo o utilizador, professor ou aluno, poderá a partir de dados estatísticos, produzir a referida pirâmide de idades. Para obtenção dos dados o portal do GeoEscola, disponibilizará brevemente alguns destes dados estatísticos. Poderá neste momento optar por utilizar o site do INE - Instituto Nacional de Estatística. Para estatísticas internacionais poderá recorrer ao site "U.S. Census Bureau" que disponibiliza dados actualizados em vários formatos e de diferentes variáveis de quase todos os países do mundo - clicar aqui.

 

Se quiser assistir a um tutorial, passo a passo, de construção de uma pirâmide etária utilizando o Excel do Office 2003, para a versão em inglês, clique aqui.

 

Para a versão Office 2007 (e também para as anteriores) o GeoEscola disponibiliza aqui a folha de cálculo já preconfigurada bastando alterar os dados e os títulos, para que tenha à sua disposição a pirâmide etária que pretende construir. (clicar aqui para acederà versão para Office 2007 e aqui para a versão Office 2003 e anteriores.

 

Sugestão de aprofundamento do tema:

Neste blog de Jorge Camões poderá ter acesso à utilização do Excell na criação de pirâmides etárias e outros gráficos demográficos, de um modo mais elaborado. Alguns dashboards acessíveis de modo gratuito completam este blog.

 

charts jorge camoes

 

 Se tiver dificuldades em encontrá-los clique nos links abaixo indicados:

Demographic_Dashboard_VBA_free

Demographic_Dashboard_VBA