Autenticação

Imagem aleatória

97102018.jpg

Wikimapia - produção de mapas e wikipedia

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

 

Wikimapia

 

O Wikimapia é um projecto Web 2.0 para descrever todo o planeta, através da integração da Wikipédia no Google Maps, onde todos podem participar. Procurar uma cidade, um local, um edifício, um espaço, uma referência, algo que pode ser definido por um polígono com imagens e um texto descritivo, complementado com imagens ou vídeos do local. Também está preparado para funcionar com receptores de GPS.

A nova versão Beta, lançada em Outubro de 2008 admite novas funcionalidades, mais alargadas para os utilizadores registados e das quais se destacam:

  • a possibilidade de os locais passarem a ser mostrados directamente com o seu formato real e não apenas como rectângulos;
  • ferramentas lineares como a marcação de linhas de caminho de ferro, rios e rotas de barcos (as estradas já existiam na versão anterior, do mesmo modo como no GoogleMaps).
  • produção de código html do local seleccionado, para colocação do mesmo em página web, blog, etc.

A WikiMapia Beta conta com documentação também produzida no estilo wiki, pelos próprios utilizadores do WikiMapia. Textos de ajuda, incluindo guias de utilizador estão também disponíveis, assim como algumas informações interessantes sobre o projecto, estão disponíveis na chamada Wiki do WikiMapia.