Autenticação

Imagem aleatória

vulcao_1.jpg

Gerar números aleatórios com o Excell

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Por vezes temos necessidade de gerar números aleatórios compreendidos entre determinados valores. Por exemplo; se queremos seleccionar alguns alunos de toda a turma podemos utilizar uma foha de cáculo do Excell, para executar essa tarefa, libertando desta forma o professor de possíveis constrangimentos.

Assim:

O Excell possui duas funções que permitem gerar esses números: 

A função  - ALEATÓRIO, que gera números entre 0 e 1 - e a função - ALEATÓRIOENTRE que gera valores entre dois números definidos pelo utilizador.

Para usar a fução - ALEATÓRIO, basta digitar =ALEATÓRIO() numa qualquer célula do Excell.

Para usar a função - ALEATÓRIOENTRE, basta também digitar =ALEATÓRIOENTRE(x;y), sendo que x é o valor mais baixo que definimos inicialmente como válido e y o valor mais elevado. Por exemplo =ALEATÓRIOENTRE(1;28) vai gerar um número (na célula que definiu) entre 1 e 28 (muito comum nas turmas das nossas Escolas).

 

Nota: Se ao experimentar estas funções não lhe aparecer um determinado valor e receber a informação de erro #NOME?, é porque o seu Excell não tem instalado eo suplemento Analysis ToolPak. 

 

Para isntalar este suplemento siga as orientações da Microsoft, abaixo reproduzidas:

  1. No menu Ferramentas, clique em Suplementos.

  2. Na caixa Suplementos disponíveis, seleccione a caixa de verificação ao lado de Analysis ToolPakOK.

    e, em seguida, clique em

    Sugestão  Se Analysis ToolPak não surgir na lista, clique em Procurar para o localizar.

  3. Se vir uma mensagem que diga que o Analysis ToolPak não está actualmente instalado no computador, clique em Sim para o instalar.

  4. Clique em Ferramentas na barra de menus. Ao carregar o Analysis ToolPak, o comando Análise de Dados é adicionado ao menu Ferramentas.

 

 

Definição das funções, de acordo com a Ajuda do Excel:

  • ALEATÓRIO: Retorna um número aleatório real maior ou igual a 0 e menor que 1 distribuído uniformemente. Um novo número aleatório real é retornado toda vez que a planilha é calculada.
  • ALEATÓRIOENTRE: Retorna um número aleatório inteiro entre os números especificados. Um novo número aleatório inteiro será retornado sempre que a planilha for calculada.

Como podemos ver, a função ALEATÓRIOENTRE retorna um valor inteiro. Se você quiser um número real entre x e y, pode fazer assim: =ALEATÓRIO()*(y-x)+x.

O Excel 2003 não suporta a função ALEATÓRIOENTRE. Você pode substituí-la por =INT(ALEATÓRIO()*(y-x)+x) 

Os números aleatórios, também conhecidos como números randômicos, podem ser usados com várias finalidades: bingo, jogos, simulações, testes de fórmulas, entre outras.