Autenticação

Em linha

Temos 20 visitantes em linha

Imagem aleatória

vulcao_1.jpg

Apresentação do conceito de Webquest

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

WebQuest é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educativo, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.

Navegar na internet pode ser um processo de busca de informações valioso na construção do conhecimento, gerando um rico ambiente interactivo facilitador e motivador de aprendizagem, bem como pode ser um dispersivo e inútil colectar de dados sem relevância que não agregam qualidade pedagógica.

WebQuest pretende ser, e tem mostrado sê-lo efectivamente, uma metodologia para motivar alunos e professores, num uso da internet voltado para o processo educativo, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento cognitivo, a produção de materiais e o protagonismo dos alunos.

Em linhas gerais, uma WebQuest parte da definição de um tema e objectivos por parte do professor, uma pesquisa inicial e disponibilização de links seleccionados acerca do assunto, para consulta orientada dos alunos. Estes devem ter uma tarefa, exequível e interessante, que norteie a sua pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas entre eles. Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na web, online.

WebQuest não exige softwares específicos além dos utilizados comummente para navegar na rede, produzir páginas, textos e imagens. Isso faz com que seja muito fácil usar a capacidade instalada em cada escola, sem restrição de plataforma ou soluções, centrando a produção de WebQuests na metodologia pedagógica e na formação de docentes.

 

Conceito de webquest

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

O que é uma webquest?

Em 1995, o Professor Bernard Dogdge, da San Diego State University, escrevia um curto artigo em que propunha a criação de um conceito – WebQuest – que auxiliasse na clarificação de um determinado tipo de actividades que estavam a ser postas em prática no âmbito de um projecto cujo nome de código era EDTEC 596. Neste artigo, ficava definido WebQuest (literalmente, uma demanda na Web): "Um WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda, a informação com que os alunos interagem provém de recursos na Internet, opcionalmente suplementados por videoconferência. Existem, pelo menos, dois níveis de WebQuests que devem ser distinguidos um do outro" (…).

Continuar... Conceito de webquest